PESO MORTO

Fotografia por Liliana Mendes e Duarte Costa
costamendes.com
© 2015 todos os direitos reservados

 

Em 2013 os peixe : avião editaram o seu terceiro disco, de título homónimo, rompendo abruptamente com uma trajetória pop alicerçada em trabalhos como “Finjo a fazer de conta feito peixe : avião” (2007), “40.02” (2008) e “Madrugada” (2010). Consensual entre a crítica especializada e os seguidores da banda, “peixe : avião” (2013), revelou-se o regresso perfeito da banda bracarense aos discos.

 

A trajetória de exploração de novas abordagens sonoras foi continuada com a composição de música original para o clássico “Ménilmontant” de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, com reposição no Teatro Maria Matos em Lisboa. A experiência revelou-se fundamental para o período de composição que se seguiu, durante o ano de 2015.

Não constitui, portanto, surpresa que a subversão do formato canção, o recurso a uma instrumentação de caraterísticas cada vez mais singulares e a exploração de uma lírica simultaneamente abstrata e introspetiva, sejam as pedras basilares de “Peso Morto”, título do quarto álbum do quinteto, lançado em Fevereiro de 2016.


Comments are closed.