peixe : avião – Madrugada

(PAD00610) CD | LP | DL

peixe : aviao’s second album is a decisive step ahead for Portugal’s pop outfit. For those who understand the Portuguese language, Ronaldo Fonseca’s lyrics are the perfect poetic counterpoint to the incredible harmonies and layers of sound that the band provides as his (foregrounded) canvas. The language is no obstacle and this is a record to be discovered and uncovered via many repeated listenings…

/////////////////////////////////////////////////////////

Madrugada o dia inteiro

valter hugo mãe

Desenvolvo pelos peixe : avião um daqueles amores inelutáveis, a chegarem de surpresa e a fazerem-me borboletas ouvidos adentro. Desenvolvo pelos peixe : avião uma admiração profunda, assente na maravilha das suas melodias, das suas inteligentes letras, assente na sua sofisticação espontânea, a transbordar de naturalidade, nada pretensiosa, apenas naturalmente vanguardista. Numa primeira imagem, os peixe : avião são uma abundante ostentação de recursos.

Madrugada é a prova dos nove para um dos mais preciosos projectos nacionais. Reiterando o melhor de que são capazes, os peixe : avião superam-se no mais caro dos sentidos, isto é, amadurecendo.

Encontram nos pormenores um cuidado cada vez maior, conseguindo sempre melodias que se agarram à nossa memória como clássicos instantâneos.

Convidando dois dos mais carismáticos músicos portugueses, Bernardo Sassetti e Manuela Azevedo, os peixe : avião revelam juízo em cada opção e mostram o quanto lhes interessa um pop de qualidade.

Sassetti delicado e perfeito como sempre, Manuela Azevedo, a mais apetecível das vocalistas do momento, dotada cada vez mais da versatilidade das grandes cantoras.

Com Madrugada espero que o grande público descubra, de vez por todas, a urbanidade sensível deste projecto de Braga. Espero que o grande público seja também ele sensível à renovação que aqui acontece ao cantar em português, libertando tanto quanto identificando a nossa língua com uma vanguarda toda ela admirável e sofisticada.

Quem não ouve peixe : avião é menos feliz.

Estou há semanas com este novo disco a tocar e é madrugada o dia inteiro. Vicio-me mais e mais, como quem verifica que uma grande obra de arte reserva um mistério para ser descoberto a cada novo confronto. Eu, que ouço esta música, por ouvir esta música, sou mais feliz. Roam-se de inveja ou façam o mesmo. Este disco é para todos.

Tracklist | Alinhamento

01. Tímida penumbra
02. No jogo da quimera
03. Um acordo qualquer
04. Detalhes de um plano
05. Mudar de ideias
06. Murmúrios de um segredo
07. Fios de fumo
08. Luta perdida
09. Prantos de pétalas
10. Palavras que não falam
11. Sentido de calma



Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.